terça-feira, 29 de agosto de 2017

AS PIETÀ COMIC COVERS, a capa mais reproduzida dos quadrinhos em todos os tempos!!






Por EDUARDO CRUZ


A Pietà (do italiano Piedade) é uma das obras mais famosas de Michelangelo Buonarotti (não, não é a tartaruga ninja), um daqueles magníficos artistas da renascença que pintavam, esculpiam, compunham poemas, e nas horas vagas ainda faziam experimentos astronômicos, científicos, arquitetônicos e filosóficos (hoje em dia, "artista" só canta em programas de televisão e comerciais, e sequer compõem as próprias canções :>P). Ela está localizada atualmente na Ala Leste da Basílica de São Pedro, dentro do estado do Vaticano. A Pietà simboliza a dor de Maria pela morte de seu filho Jesus Cristo (sabe? aquele que os Beatles ofuscaram??), e por extensão a dor e a impotência da humanidade frente à morte e perda dolorosa de um ente querido. 


A escultura é, provavelmente a mais bem acabada do artista, e uma das jóias do período artístico conhecido como a Renascença, por volta de 1492, ano em que foi encomendada. Apesar da cena de sofrimento retratada primar  pelo idealismo em detrimento do realismo - vide as expressões faciais serenas dos retratados, a despeito da intensidade da situação -, uma característica das obras do período, sua mensagem permanece até hoje clara e poderosa, bastando se postar de frente para a obra por alguns momentos para se sentir inundado de consternação e comoção pela cena. A empatia é imediata, dizem aqueles que já tiveram esse privilégio. Sua composição básica é triangular, um dos arranjos favoritos dos artistas do período na montagem de suas obras, e a textura alcançada pelo mármore polido impressiona até os dias atuais. Até mesmo a proporção desigual entre Cristo e sua mãe é um elemento deliberado, que evidencia a benevolência e a acolhida da mãe ao filho morto. Repito, uma imagem poderosa.
 
A Pietà vista de cima


A disposição em forma de triângulo era frequente nas pinturas renascentistas
Agora avancemos alguns séculos no tempo, mais especificamente ao século XX. Não sabemos exatamente em qual publicação isso começou, ou exatamente quando, mas foi por meio de uma expressão artística típica deste século, conhecida como História em Quadrinhos, que alguém decidiu fazer uma releitura da Pietà e aproveitar toda a força que a cena transmite nessas pequenas peças de ficção, essas revistinhas cheias de desenhos coloridos (ou não) e balões com diálogos (ou não rs). Talvez a intenção fosse aumentar a verossimilhança, dar um pouco de credibilidade a essas historinhas tão fantasiosas, ou talvez o artista achasse simplesmente que seria uma capa impactante a se destacar das outras revistinhas nas bancas de jornais. O mito das Pietà Covers foi aumentando de proporção com o passar dos anos, e hoje se perdeu a conta de em quantas capas a obra de Michelangelo foi referenciada, ao ponto da origem quase se perder com o passar das gerações. Mas a gente não iria deixar isso acontecer. Esse post é um modesto resgate histórico, para que nenhum amiguinho passe vergonha nas rodinhas de conversa achando que é tudo referência àquela capa de Crise nas Infinitas Terras ou A Morte da Fênix Negra, dos X-Men. Agora vocês sabem coisa vai bem mais longe, pessoal...
 
Desde os tempos mais primórdios...


... as Pietá Covers tão aí, tão aí, tão aí...

E ao contrário do que pensávamos...


... não se restringem apenas às HQs de super-heróis.



 

Alguns mais maldosos dizem que a Marvel não tem clássicos...

Mas têm uma tonelada de referências à Pietá, que é quase tão bom quanto.

Ou não???

  




 
Agora, preciso ser honesto e admitir que a idéia pra esse post surgiu de comentários a respeito de uma foto postada no Instagram da Zona Negativa. Eu havia postado três capas dentre as que eu tenho em minha coleção de HQs, e conversa vai, conversa vem, um leitor joga o termo Pietà Covers na roda! Na mesma hora, bateu aquela vontade de fazer uma pesquisa a respeito, mostrando as capas mais conhecidas, desenterrando algumas nem tão conhecidas e por fim fazendo um breve post sobre esse fenômeno interessante, releitura após releitura, após releitura... depois de quase um ano procrastinando, aqui estamos nós finalmente rsrsrsrs... Meus agradecimentos pela dica ao Leitor Anônimo, cujo nome foi perdido nas areias do tempo e nos grupos de HQs do Facebook. Um monumento será erigido a vós!


São tantas capas fazendo referências umas às outras...

... que eu confundi. Pronto, essa é a clássica!

A capa da morte da Fênix... desculpe, falha nossa...
... Ô droga, errei de novo, é o inverso!
AGORA SIM!
Se tem alguém que adora morrer...

... só pra ser carregado pelo Bátemã...

... é o Robin.

... mas de vez em quando rola um troca-troca...
Troca...

Troca...
Troca...

Troca...

Volta!

Enfim, eu poderia continuar o resto do dia postando dúzias de Pietà Covers aqui. O original é um imagem forte, não há duvidas, e não à toa é uma das imagens mais reproduzidas das artes, e em especial dentro da cultura pop. Se vocês encontrarem alguma Pietà cover interessante que não entrou no post e seja digna de menção, fiquem à vontade para colocar nos comentários lá embaixo! Ciao!!!



 









Um comentário: